Em um sábado que o tempo não estava ajudando muito, fui conhecer o Jardim Botânico do Rio de Janeiro com meus amigos também blogueiros de turismo, Maurício Oliveira do Trilhas e Aventuras e Clarissa Donda, do blog Dondeando Por Aí. O estacionamento estava cheio e deixamos o carro há algumas quadras da entrada, adorei ter andado pelas redondezas do Jardim Botânico, bairro bonito e calmo.
O Jardim Botânico que fica aos pés do Cristo Redentor, é um dos lugares que acho obrigatório ser visitado no Rio de Janeiro. Na compra da entrada, que custa R$ 6,00 (outubro/2011) peça um guia de visitação, lá é bem localizado mas o mapa traz informações interessantes, além de servir também como lembrança.
Fundado em 13 de junho de 1808, por D. João, príncipe regente na época, o Jardim Botânico chegou aos 200 anos como uma instituição multidimensional, que reúne pesquisa científica, conservação ambiental, educação, cultura e inclusão social.
Em 1937, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Foi definido pela UNESCO como reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Em 2001, sob a denominação de Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, tornou-se uma Autarquia Federal ligada ao Ministério do Meio ambiente.
Um dos maiores pontos turísticos do Rio de Janeiro, o Jardim Botânico abriga uma coleção botânica com cerca de nove mil espécimes da flora nacional e de várias partes do mundo, seis jardins temáticos, lagos, cascatas, estufas, o Herbário, a Biblioteca Barbosa Rodrigues, um acervo fotográfico, a Escola de Botânica Tropical, o Centro de visitantes e um Sítio Arqueológico. Desde 2008, suas atividades culturais foram ampliadas com a inauguração do Museu do Meio ambiente e do Espaço Tom Jobim.
O Jardim Botânico é o lugar ideal para passear com a família e com os amigos. Para mim, uma das partes mais bonitas é o corredor de palmeiras imperiais que nos levam ao Chafariz das Musas. Fiquei imaginando o tanto de história que aquele lugar tem.
Visitei também o orquidário, o bromeliário e a estufa de plantas insetívoras. Cada um com a beleza de sua especialidade, vale a visita. Leia também as informações nas paredes, são muitas curiosidades bacanas. O orquidário chama muita atenção pela quantidade de espécies, cada uma mais bonita que a outra.
A cultura japonesa é representada no Jardim Botânico por bonsais, cerejeiras, bambuzais, lagos artificiais com carpas, areia e pedras. O Jardim Japonês foi criado em 1935 e reinaugurado em 1995 pela princesa Sayako, filha do imperador Akihito do Japão. Foi lá o fim de nossa visita a um dos lugares que quero voltar sempre que visitar o Rio de Janeiro.
Serviço:
- Valor da entrada em outubro/2011 R$ 6,00 (Isenção de pagamento para crianças até 7 anos e adultos acima de 60 anos).
- Endereço: Rua Jardim Botânico, nº 1.008 – Bairro: Jardim Botânico
- Telefone: (21) 3874-1808
- Horário: 8h às 17h
- Site: www.jbrj.gov.br
Veja mais fotos do Jardim Botânico em nossa Fan Page (Facebook)
Algumas informações foram retiradas do guia de visitação do Jardim Botânico.






















Boas informações e fotos lindíssimas.
Parabens.