Tailândia: O encontro com os elefantes em Chiang Mai

elefantes-tailandia

Algumas culturas acreditam que atrai sorte e prosperidade, outros endeusam e eu apenas acho um dos mamíferos mais interessantes do mundo. Para mim, o elefante representa força e ao mesmo tempo fragilidade, força pela sua magnitude e frágil pela incrível capacidade do homem em destruir a natureza, assim como maltratar os animais.

Sou desses que ama natureza. Desde que me entendo por gente os meus canais de TV favoritos são Discovery, National Geographic, BBC Wildlife e outros que mostram a vida selvagem. Sonho em ficar hospedado dentro de um dos parques nacionais na África, naqueles lodges que da janela do quarto a gente vê os animais passando pela Savana.

elefante-chiang-mai

Essa viagem pela Ásia vem me trazendo muitas alegrias, e uma delas foi conhecer o Ran-Tong Elephant Center, um lugar onde tive uma experiência super bacana com elefantes. O lugar é turístico, como todos os centros de elefantes da Tailândia, mas depois de muito pesquisar pela internet, ler reviews e referências, achamos o Ran-Tong; as avaliações diziam que eles cuidavam dos elefantes com mais carinho, não separavam os filhotes de suas mães… então o escolhemos esse para passar um dia com os bichos.

Compramos o tour da manhã, acordamos às 6h e às 7h o transfer que estava incluso no pacote veio até o hotel nos buscar. Às 8h30 chegamos e logo na entrada vimos os elefantes; tivemos alguns minutos para conhecer cada um deles e alimentá-los. Logo depois, recebemos uma introdução sobre o que faríamos com os animais, como guiá-los usando palavras básicas em tailandês e trocamos de roupas para o passeio, fornecidas pelos administradores do centro.

elefante-chiang-mai

O ápice do passeio é o banho com os elefantes no rio, a aventura já tinha compensado apenas no caminho, mas dar banho nos elefantes foi inesquecível. Eles adoram água e se divertem com a gente. Depois do banho seguimos em direção ao lugar onde é servido o almoço. Trocamos de roupa, alimentamos novamente os bichos com cana de açúcar, casca de abacaxi e bananas, almoçamos uma comida típica da região norte da Tailândia e em seguida retornamos para Chiang Mai.

elefante-chiang-mai

elefante-chiang-mai

Particularmente não sou adepto ao turismo que envolve animais, mas há ocasiões de necessidade – como os trajetos em que fazemos no Marrocos no lombo dos camelos – e curiosidade, como essa. Eu nunca tinha visto elefantes de perto e queria ter essa experiência. Como ir a Tailândia e resistir a um elephant camp? Não me arrependi e indico a todos que vão visitar Chiang Mai e gostam de animais e natureza; é importante escolher um lugar onde realmente os bichos vivem bem, sem nenhum tipo de maus tratos.

Serviço:

Ran-Tong Elephant (Save & rescue elephant center)

Valor em fevereiro de 2014: 1.600 baths (equivalente a R$114,00)

Telefone: 053-358157 e 088-4347515

Email: [email protected]

Site: www.elephant-training.com

Total
0
Shares
Comments 9
  1. Oi Atila, estarei na Tailandia no mês de março e cheguei até seu blog pois estou pesquisando muito sobre passeios com elefantes. Vou passar três dias em Chiang Mai e estou louca para fazer o passeio com os elefantes, porém, tenho lido tantas coisas ruins que estou quase desistindo. Você recomenda este que você fez? chegou a ver os elefantes pintores também? Obrigada pela ajuda!

  2. Oi, Ana Paula! Nós pesquisamos muito antes de escolher o Rang-Tong, e realmente há muitos lugares onde os bichos são maltratados, mas lá não vi nada de errado. Na verdade nem vi e nem ouvi falar. Eu não gosto de passeios com animais, mas tinha muita vontade de ver de perto um elefante, por isso fui.

  3. Oi Átila, que legal essa experiência!
    Decidi fazer o mesmo passeio agora em abril!
    Queria saber se você reservou com antecedência pelo site, se sim, foi seguro, mais barato, é indispensável reservar antes? Além disso, vi que eles tem um pacote de fotos, você comprou?
    Acha q vale a pena? Você sabe se pode ir com roupas de banho? Vi todo mundo de calça…
    Obrigadao!!
    Beijos

  4. Oi, Carol! De todos que vimos na época, esse era o melhor. Nós reservamos com apenas um dia de antecedência, mas se você tiver as datas, é melhor reservar logo. Pode ir com roupa de banho sim, mas lá eles vão te entregar essa roupa do próprio centro. Os elefantes têm a pela bem áspera, você sem dúvidas irá preferir a calça. 🙂 Aproveita, é um passeio incrível. Abs!

  5. Bom dia! Fiquei contente em descobrir este local. Com certeza seguirei suas dicas, só ouvi (li) elogios sobre este centro. Você fez o half day ou o do dia inteiro? Como passarei apenas 3 noites em chiang mai, se o passeio de metade do dia for suficiente escolherei este.

  6. Olá! tenho algumas duvidas sobre esse passeio, primeiro, onde vOCÊs guardaram os celulares ou coisas que são problema molhar? o pacote de fotos é muito caro? é legal pegar esse pacote? obrigado!!

  7. Olá, Henrique! Na época deixamos os nossos pertences em uns armários. Sobre o pacote de fotos, nós não o compramos, levei a câmera junto comigo. Abs e bom passeio.

  8. Adorei saber que sao bem cuidados…ja fiz um passeio de elefante no nepal e foi otimo. Os bichos super bem cuidados. Poderia me dizer quais pesquisaram antes de ir a este? Pois nao quero me deparar com coisas negativas. Amo bichos e elefantes para mim sao os melhores. Eu tenho a opiniao de que sim, turismo animal nao e maltrato animal.
    Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Airport Rail Link, a Melhor forma de Chegar e Sair do Aeroporto de Bangkok

Airport Rail Link, a Melhor forma de Chegar e Sair do Aeroporto de Bangkok

A lentidão do trânsito de Bangkok supera o de São Paulo e digo por experiência

Próximo
Dicas básicas: Luang Prabang, no Laos
laos

Dicas básicas: Luang Prabang, no Laos

Dicas básicas: Luang Prabang, no Laos “Uma cidade tranquila”,

Leia também