10 atrações imperdíveis na região de Los Lagos, na Patagônia Chilena

cruce-andino
Foto: Travessia dos Lagos (Cruce Andino/Divulgação)

10 atrações imperdíveis na região de Los Lagos, na Patagônia Chilena

LEIA MAIS sobre os nossos posts do Chile.

LEIA MAIS sobre os nossos posts da Patagônia.

Lagos, rios, fiordes e vulcões são algumas das principais atrações da região de Los Lagos, na Patagônia Chilena

Los Lagos, na parte norte da Patagônia Chilena, possui mais de vinte rotas turísticas organizadas de norte a sul, e graças aos incontáveis lagos, rios, fiordes e vulcões, a região possui o maior número de patrimônios naturais e culturais do país. Se você está programando viagem por essas bandas, aproveite a nossa seleção com 10 atrações imperdíveis na região de Los Lagos para você conhecer na parte norte da Patagônia Chilena.

1 – Cruce Andino

A travessia dos lagos entre Puerto Varas (Chile) e Bariloche (Argentina), conhecida como Cruce Andino, é sem dúvidas a atração mais cobiçada pelos turistas que visitam a região de Los Lagos. A viagem, feita em 10 horas de duração, possui sete trechos (quatro de ônibus e três de barco). Prepare-se para viver um dia entre as pitorescas paisagens das Cordilheiras dos Andes.

cruce-andino
Foto: Travessia dos Lagos (Cruce Andino/Divulgação)

2 – Uma visita aos Saltos de Petrohué

Uma das atrações turísticas mais famosas de Puerto Varas são os Saltos de Petrohué, onde as águas do lago Todos os Santos correm entre as grandes massas de lavas petrificadas formadas há mais de 600 anos em uma das erupções do vulcão Osorno. Para entrar é cobrado uma taxa de 4.000 pesos chilenos.

cruce-andino
Saltos de Petrohué. (Foto: Átila Ximenes)

3 – Um passeio pelas igrejas e cachoeiras da ilha de Chiloé

A natureza exuberante junto com as tradicionais palafitas e as igrejas consideradas pela UNESCO como patrimônio da humanidade fazem de Chiloé um destino e tanto. Chegar na ilha é fácil, há transporte público desde Puerto Montt e também tours prontos em agências locais em Puerto Varas. Visitar as igrejas é fazer uma viagem ao tempo. Algumas delas, como a Igreja de São Francisco, o principal templo católico da capital, foi declarado Monumento Histórico Nacional e Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Na ilha também há tours de ecoturismo, chegando aos pés de cachoeiras gigantescas. O Tierra Chiloé é a nossa indicação de hospedagem na ilha, os passeios, assim como toda a alimentação durante a estadia, estão inclusos na diária.

Igreja em Chiloé (Foto: Tierra Hotels/Divulgação)

4 – Almoçar na casa de um local aos pés do vulcão Osorno

Uma experiência autêntica! Assim defino o almoço no La Posada del Colono, uma casa/museu que oferece almoço e hospedagem para os que buscam turismo rural pela Patagônia. Marcelo Kuschel, proprietário do local, faz parte da quinta geração dos colonizadores alemães que povoaram a região dos lagos nos anos de 1850. Emma Baeza, esposa do Marcelo, é uma chilena de Santiago que há 30 anos vive aos pés do vulcão Osorno colecionando peças seculares e trabalhando para deixar viva a herança dos Kuschel. Em paralelo, Emma prepara, com o que a terra oferece, uma comida caseira da montanha. Tive a oportunidade de conhecê-los através do tour volta ao lago da TurisTour.

5 – Volta ao lago Llanquihue

Se quiser ter uma experiência completa ao redor do lago Llanquihue, faça a excursão Vuelta al Lago da TurisTour. A excursão começa e termina em Puerto Varas e tem como objetivo dar uma volta completa no lago parando nos principais pontos de interesse do maior lago do Chile, como o povoado de Llanquihue, Frutillar, Osorno entre outros.

cruce-andino
Foto: Travessia dos Lagos (Cruce Andino/Divulgação)

6 – Visitar o Museo Colonial Alemán de Frutillar

Uma das atrações turísticas de Frutillar é o Museo Colonial Alemán, onde é possível conhecer a história da chegada dos alemães na Região dos Lagos através de exposições, fotos e casas nunca reformadas. Leve dinheiro em espécie, já que a entrada custa 2.500 pesos chilenos.

chile

7 – Dormir em uma cabana em Puerto Varas

O Club del Lago, do hotel Cabaña del Lago, é um projeto sustentável, com energia limpa nos sistemas de calefação e água quente. A cabana é charmosa, decorada no estilo das antigas casonas  da região dos lagos da Patagônia Chilena, com poltronas de madeira e estofados de lã, tapete macio, mesa de madeira reciclada. E quer saber o melhor? Está nas margens do lago Llanquihue e tem vista para os vulcões.

hotel-puerto-varas
Foto: Cabaña del Lago/Divulgação.

8 – Fazer a travessia dos lagos de Bike

Uma opção diferente e aventureira na região é fazer a travessia dos lagos de bike! Fiquei muito animado quando soube dessa opção, mas o mais indicado é fazê-la no verão. Como funciona? Você poderá optar pela opção Bike & Boat do Cruce Andino, e os trechos terrestres são realizados de bike ao invés de ônibus. Todas as informações sobre cruzar os andes em duas rodas você encontra aqui.

cruce-andino
Foto: Travessia dos Lagos (Cruce Andino/Divulgação)

9 – Festival de Música de Frutillar

A “Semanas Musicales de Frutillar”, também conhecida como Festival de Música de Frutillar, acontece todos os anos entre os meses de janeiro e fevereiro, alto verão da Região dos Lagos. O festival teve a sua primeira celebração em 1968, e desde então tornou-se parte do calendário cultura da cidade. Em média 30 bandas nacionais e do exterior fazem parte do cronograma das apresentações.

chile

10 – Cavalgada e arvorismo em Peulla

Em Peulla há atividades como arvorismo, cavalgadas, visita a fazendas e outros tours que a TurisTour organiza em parceria com o Cruce Andino. O tour tem duração de um dia e para chegar até lá você fará o primeiro trajeto navegável da travessia que liga Puerto Varas a Bariloche.

cruce-andino-vou-contigo-lifestyle

Clique aqui e veja todos os nossos posts do Chile.

*Viajamos para a Região dos Lagos a convite do Cruce Andino.

Total
2
Shares
Comments 2
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Cruce Andino: uma experiência na autêntica Patagônia norte
cruce-andino

Cruce Andino: uma experiência na autêntica Patagônia norte

Cruce Andino: uma experiência na autêntica Patagônia norte Uma travessia que

Próximo
O que fazer em Tulum: 5 dicas essenciais

O que fazer em Tulum: 5 dicas essenciais

O que fazer em Tulum: 5 dicas essenciais Fazer uma aula de yoga, alugar uma

Leia também