Em Cabo Polonio não há luz, água encanada, nem gás. Não há carros transitando e uma vez lá você ficará off da civilização, já que não há sinal de celular e nem de internet. É um lugar de descanso absoluto!
A pequena vila de pescadores, como gosto de chamar a parte habitada do Parque Nacional Cabo Polonio, não há muita estrutura em relação aos outros destinos turísticos do Uruguai. Há alguns hostels para passar a noite, e o hotel mais bem estruturado que tem por lá é o La Perla del Cabo Hotel e Restaurante. Há restaurantes, vários, e em quase todos os hostels e outros no “centrinho”turístico do lugar. O bom de Cabo Polonio é que lá é de fato um lugar para desconectar, viver a natureza, passar o dia na praia, subir o farol e ficar horas admirando a vida dos lobos marinhos.
Como chegar:
Cabo Polonio está a 50 km de La Paloma e a 61km de Punta del Diablo. Fomos de carro, mas há vários horários de ônibus todos os dias cruzando a região de Rocha. Na entrada do parque há estacionamento e pagamos 200 pesos por 24h. Fica a dica para você que vai de ônibus: na bilheteria, ao comprar o transporte da entrada até Cabo Polonio, compre logo o bilhete do seu ônibus para o seu próximo destino, porque no retorno os horários são curtos e tinham muitas filas para comprar na hora.
Além do caminhão, que é equipado com bancos e tem duração de 30 minutos de viagem, você poderá chegar em Cabo Polonio caminhando ou sendo puxado por cavalos em uma carroceria – não recomendo, afinal os cavalos não nasceram para prestar esses tipos de serviços, não é mesmo? 😉
Quanto tempo ficar?
Fiquei apenas uma noite – infelizmente – mas acho que três noites são perfeitas para um detox da tecnologia.
Onde ficar?
La Perla del Cabo, sem dúvidas. É o hotel mais estruturado e tem um restaurante com cara de bom, mas nem fiquei lá e nem comi no restaurante, estou falando mais do que pude ver por fora e recepção. Hostels, tem vários! Dormimos em um, onde pagamos $500 a noite, em um quarto compartilhado. Leve lanterna! Ficar em quarto compartilhado no escuro é meio louco, mas me virei bem com a lanterna do celular.
O que fazer?
Reserve um dia para caminhar até as dunas de Valizas, não fiz, mas falaram que é bem bonito. Além de não fazer nada e ficar na praia relaxando, não deixe de subir no farol ($45), observar os lobos marinhos e curtir os dois lados da praia. O pôr do sol é lindo em Cabo Polonio, não perca esse momento do dia. Ah! Se você curte surfar, lá tem umas ondas legais…
É pra quem?
No geral Cabo Polonio é um destino para quem é mochileiro/aventureiro, mas há estrutura e conforto para viagens em família, por exemplo.
Perfil dos turistas:
Muitos, muitos europeus, jovens, mochileiros e que estão viajando pela América do Sul.
Serviço
Parque Nacional Cabo Polonio, Rocha, Uruguay
Site oficial: turismorocha.com.uy
Telefone para informações turísticas: 4472-3100 e 4472-9728
*A #UruguaiWeekVCL é um projeto de conteúdo do blog Vou Contigo Lifestyle em parceria com o Uruguai Natural, órgão responsável pelo turismo do Uruguai.