Guia do Atacama: Tudo o que você precisa saber antes de viajar!
Depois de duas visitas a um dos destinos com as paisagens mais exóticas da América do Sul, decidimos fazer esse guia do Atacama para você ir preparad@. Primeira dica: esqueçam os filtros do Instagram! No deserto mais árido do mundo a paisagem é estonteante, e qualquer foto será digna de muitos likes. Por um momento parecia que estávamos em Marte, em outro, fazendo um tour para observar o céu mais estrelado que até então tinha visto na vida. Assim é o Atacama, um destino que vive da arqueologia, astronomia e do turismo, e que oferece aos seus visitantes um mundo novo a ser descoberto. Quando comecei a pesquisar e montar o nosso roteiro, senti falta de um post com todas as informações, sobre como chegar, onde ficar, o que fazer, época para ir, que roupas levar e etc, e agora, voltando de viagem, conto simples e detalhado como embarcar numa aventura pelo deserto mais desejado da América do Sul.
Guia do Atacama:Qual é a melhor época para visitar?
Essa foi a minha primeira pergunta. Fui em março e o clima estava ótimo durante o dia e friozinho a noite. As melhores épocas para ir são no outono, entre os meses de março e maio, e na primavera, entre setembro e novembro.
Como Chegar no Atacama:
Para que você entenda, a cidade de Calama é a porta de entrada para San Pedro de Atacama. Os voos chegam em Calama e de lá você terá que pegar um transfer para San Pedro. O meu voo veio de Santiago e o transfer para San Pedro estava incluso na diária do meu hotel, mas na volta peguei um transfer compartilhado com uma agência.
Existem várias formas de chegar a San Pedro de Atacama!
De aviã0: O Aeroporto El Loa de Calama é o principal aeroporto da região, e as companhias aéreas que voam diariamente de Santiago para Calama são: Lan Chile e Sky Airlines.
Transfer de Calama para San Pedro de Atacama & rotas vindo de outras cidades:
De ônibus: A Tur Bus é uma das empresas chilenas mais conhecidas, e faz viagens diretas entre Santiago e San Pedro de Atacama, ou desde outras cidades chilenas para Calama. Tur Bus, Buses Atacama 2000 e Frontera del Norte são as principais empresas responsáveis por fazerem o traslado entre Calama e San Pedro. De Salta, na Argentina, as empresas Géminis e Pullman Bus fazem o trajeto direto para o Atacama.
Fica a dica! Veja com o seu hotel se eles possuem serviço de transfer, geralmente os hotéis que não possuem esse serviço próprio terceirizam de outras empresas.
Da Bolívia: Não há rotas comerciais entre a Bolívia e o Atacama, apenas agências de turismo fazem esse trajeto junto com o tour do Salar do Uyuni.
De carro: Além do GPS, atualize os mapas do seu celular para casos de emergências. A fronteira entre a Argentina e o Chile funciona das 8h às 23h – dependendo das condições climáticas. Se estiver dúvidas ou perrengues na estrada, procure pelos carabineiros (policiais) na cidade mais próxima.
Onde ficar no Atacama:
Digamos que San Pedro é um pequeno povoado e há opções (hotéis, pousadas, hostels e campings) para todos os bolsos e estilos de viagens. Ficamos no Tierra Atacama, onde a excelência em explorar o Atacama faz parte do conceito do hotel, além da boa gastronomia, atendimento impecável e o plus de acordar todos os dias olhando para o vulcão Licancabur . Clique aqui para o nosso review do hotel.
Procure o seu hotel através do nosso parceiro Booking.com: clique aqui – pague apenas ao se hospedar!
O que fazer no Atacama
Seja uma caminhada no meio do dia por cactus gigantes, o pôr do sol no Valle de la Luna ou o nascer do dia nos Geisers del Tatio, se você é do tipo que gosta de aventura e natureza, o Atacama será um dos destinos mais incríveis que você conhecerá na sua vida.
Excursões e atividades: A quantidade de lugares que você conhecerá dependerá da quantidade de dias que você reservar para a sua viagem ao Atacama. Eu, particularmente, reservaria quatro dias fora o dia de chegada e saída. Lembrando que devido a luz do sol, os horários dos passeios no verão são diferentes no inverno.
Caso você escolha o Tierra Atacama para se hospedar, a equipe do hotel cuidará de toda a sua viagem, assim como dos tours no destino, mas se você for de forma independente e o seu hotel não contar com o serviço de organização de atividades, indicamos o seguinte roteiro:
Dia 01: Brasil / Santiago / Calama / San Pedro de Atacama
Dia de viagem é dia perdido. Como você chegará no final do dia, poderá reservar a noite para iniciar os trabalhos gastronômicos chilenos. 🙂
Dia 02: San Pedro de Atacama + Valle de la Muerte y Valle de la Luna
Aproveite a manhã para conhecer San Pedro – os principais lugares são: a Igreja, a Praça das Armas, o Museu Arqueológico Padre Le Paige e as lojas de artesanatos. Há agências que fazem o Valle de la Luna e o de la Muerte juntos, procure saber mais se isso é possível. Os dois vales são incríveis, mas se tiver que escolher um, vá para o Valle de la Luna.
Dia 03: Lagunas Altiplânicas + Salar do Atacama
Algumas agências como a TurisTour vendem esses dois passeios em um, fazendo um full day. Informe-se com a sua agência.
Dia 04: Geysers de Tatio + Tour astronômico
Prepare-se para acordar cedo nas férias! O tour dos Geysers sai ainda antes de o sol nascer, e você vai entender o porque ao chegar no ponto final, onde o espetáculo começa. Não esqueça de ir com uma roupa para banho e uma toalha, dois ítens úteis para esse passeio aos Geysers. Devido a altitude, é normal que o corpo emita alguns sinais de cansaço, então aproveite o tempo entre a sua chegada em San Pedro e a saída para o tour Astronômico para descansar.
Dia 05: Bike Pukara ou Hiking Guatin – Gatchi + Termas de Puritama
Para fechar a sua viagem alugue uma bike, ou, caso não curta pedalar, compre o tour para fazer uma bela caminha pelo Vale do Guatin. Termine a viagem no maior estilo relax nas Termas de Puritama.
Dia 06: San Pedro de Atacama / Calama / Santiago / Brasil
Tem poucos dias? Então conheça as principais atrações do Atacama:
Valle de la Luna
Um dos lugares mais lindo que já vi na vida. Localizado dentro da Reserva Nacional Los Flamencos, o Valle de la Luna é uma das principais atrações do Atacama. Na entrada há um museu simples, mas que cumpre bem a função de informar sobre lugar. Geralmente as pessoas vão até lá no pôr do sol, mas segundo o nosso guia, quase 500 turistas disputam o melhor ângulo para a foto, por isso evitamos a multidão e fomos pela manhã, e tivemos tudo só para nós. 🙂
Valle de la Muerte
Tive a sorte de conhecer o Valle de la Muerte de dia e de noite. Durante o dia fomos no mesmo tour do Valle de la Luna, já pela noite fizemos uma caminhada noturna para observar as estrelas e o vale, no final ainda tivemos uma surpresa com uma banda local tocando apenas para nós. Agora me fala, não parece outro planeta?
Geysers de Tatio
O esforço de acordar ainda de madrugada foi recompensado lá pelas 7h da manhã, quando a nossa guia, surper competente, sabia a hora da atividade de cada geiser e nos chavama para observá-los desde o início. A natureza é realmente incrível.
Guatin-Gatchi
Falo que o Guatin-Gatchi foi a nossa descoberta no Atacama. Nunca tinha ouvido falar desse passeio, descobrimos ele no hotel, e escolhemos como a primeira atividade da nossa viagem. Os cactus são gigantes, e têm uns com até sete metros de altura. O Vale do Guatin é lindo, e vale conhecê-lo.
Salar do Atacama
Céu meio rosado, meio amarelado, flamingos se organizando para dormir e um pôr do sol épico. Ver o fim de tarde no Salar do Atacama foi uma das melhores escolhas da nossa viagem, não é lotado e é lindo.
Lagunas Altiplânicas
Não cheguei a fazer esse tour, infelizmente não tive tempo e ficou para a próxima visita ao Atacama, mas falam que é imperdível.
Tour Astronômico
Talvez será o céu mais estrelado que você verá na sua vida. As agências da Calle Caracoles (rua principal de San Pedro) vendem tours para observação das estrelas.
Roupas, acessórios e farmácia. O que levar na mala?
Devido a oscilação climática é indicado levar roupas de verão para o dia e de inverno para a noite. Para o tour dos Geisers você precisará de um casaco dos bons, em março fez -4 quando chegamos lá, depois esquentou. Óculos de sol, protetor solar, hidratante e um chapéu são ítens essenciais. Na minha farmácia portátil que carrego em todas as viagens não faltam remédios para dor de cabeça, ouvido, colírio, febre e soro para o nariz. Para o Atacama acrescente: protetor labial, repelente e material para curativo.
Para as atividades, além de uma boa bota, bastões de trekking ajudarão nas caminhadas mais longas – uso esse da Mormaii, e caso tenha um binóculo em casa coloque-o também na mala. 😉
ATACAMA – Serviço de informações turísticas:
Rua Toconao, 405 – San Pedro de Atacama
Site: sanpedrodeatacama.com
Email: [email protected]
Telefone: (56 55) 2851420
——————————————–
Faltou alguma coisa no nosso guia do Atacama? Se tiverem dúvidas, por favor deixe aqui nos comentários que atualizaremos o post.
Espero que vocês curtam o Atacama tanto quanto eu. Boa viagem!
Vejam também outros posts nossos do Chile:
Todos os posts sobre o Valle Nevado
Todos os posts sobre cruzeiro na Patagônia
Todos os posts sobre Torres del Paine
* Viajamos para o Chile para gravar a primeira temporada da Websérie “Bucket List – A Lista dos Sonhos”, projeto desenvolvido pelos blogueiros Átila Ximenes (Vou Contigo Lifestyle) e Daniel Thompson (Mochileiro das Maravilhas). A viagem contou com o apoio da Skyscanner Brasil, Mormaii, Turismo Chile, Tam Linhas Aéreas e Tierra Atacama.
Olá! Adorei o post! Vou para San Pedro de Atacama em julho de 2016 e pretendo fazer os mesmos passeios que você. Você sabe alguma agência para recomendar? Estou bem receosa quanto a isso…
Muito obrigada
Oi, Carolina! Geralmente os hotéis possuem acordo com agências na cidade, e comprando mais de um tour você sem dúvidas conseguirá descontos. Tem uma brasileira que tem uma agência de passeios lá, não usei os serviços dela, mas tenho amigos que já usaram e recomendam. Segue o site dela: http://www.ayllu.cl/. Aproveite o Atacama, lá é incrível. Abraços.
Gostei muito da matéria parabéns. Eu e minha namorada estamos indo p o Atacama dia 22 de abril e ainda não decidimos se usaremos as agências p fazer os passeios ou se alugar em os um carro e faremos os passeios com nosso carro e um guia. Vc sabe se existem guias “avulsos”? Obrigado
Seu post esta bem completo. PARABÉNS !