Jamie’s Italian Brasil: tudo sobre o restaurante do Jamie Oliver em São Paulo
Se há algo que os paulistanos são especialistas é em se deliciar com as milhões de opções gastronômicas na cidade e o restaurante da vez é o Jamie’s Italian Brasil, empreendimento do famoso chef James Oliver que, depois do sucesso alcançado nos mais de 50 restaurantes espalhados pelo mundo, decidiu abrir o primeiro na América Latina, em São Paulo. Passei alguns meses tentando adivinhar o que seria aquela estrutura que estava sendo construída justo ao lado do meu escritório em forma de contêiner de madeira e vidro. Hoje, quatro dias após a inauguração oficial, decidi enfrentar a fila para conhecer o James Italian e adianto que com certeza serei uma cliente assídua :).
Após 25 minutos de espera (chegamos às 13:15h), fomos recebidos pelo Lisandro Lauretti, um dos sócios do restaurante e nos colocaram em uma mesa no final do salão, com bastante luz natural. O projeto arquitetônico foi desenvolvido por dois escritórios baseados em Londres e contou com profissionais brasileiros para a adaptação à cultural local, visível nas cores, nos ladrilhos hidráulicos e madeira de demolição, super em alta nos empreendimentos brasileiros. O restaurante conta com o salão principal, uma varanda e o mezanino, todos eles com alguma marca do chef, seja através dos livros ou objetos de decoração.
Apesar do conceito ser baseado em pratos simples, achei que as opções eram bem diferentes de outros italianos da cidade. De entrada, pedimos a bruschetta de abóbora assada e ricota, que era feita com um pão aromatizado com alho, ricota perfumada com limão, sálvia crocante e beterraba; eu, que não sou fã de abóbora, me deliciei e achei que foi a melhor das três entradas que pedimos.
A segunda opção foram os Nachos Italianos, que nada mais eram que raviólis de quatro queijos fritos e servidos com molho de arrabiatta; lembra os nossos pastéizinhos, e o molho dava o toque final, apimentado e saboroso.
A terceira opção foi digna da viciada em batata frita: as Polenta Chips, com sal de alecrim e parmesão, saborosas, mas nada do outro mundo.
O cardápio de drinks me chamou a atenção pela criatividade com drinks como o Sanguinello, segundo eles uma “combinação perfeita de amargo e doce”, com Campari, limoncello Coppo & suco de laranja fresco – fica para o próximo happy hour.
Decidir o prato principal foi difícil. O cardápio é amplo e podíamos escolher entre as massas, carro-chefe da casa, peixes, aves ou carne, ou até mesmo um linguine com camarões salteados. Como era a primeira vez, pedi o Tagliatelle Bolognese, com ragú de carne de porco com vinho tinto & parmesão. O prato demorou aproximadamente 20 minutos para ser servido, um tempo razoável, já que antes tínhamos provado as três entradas.
Como já tinha lido em outros lugares, as massas são produzidas diariamente e o frescor é notório. O ragú de porco estava delicioso, assim como a massa e o molho com vinho tinto. A minha próxima pedida vai ser o risoto trufado (trufas negras picadas com manteiga e parmesão). Você pode pedir a porção normal ou a meia e os preços variam entre R$29,00 (penne arrabbiata) e $78,00 (risotto trufado). O frescor e a qualidade dos ingredientes é notável. O meu colega pediu o Frango Free-Range e achou saboroso, aprovado! A conta, divida entre três pessoas, ficou por R$ 84,00, com entradas, prato principal e café.
Respondendo às perguntas dos amigos: é bom? Vale a pena? Sim. Nunca fui no de Londres, mas o restaurante, o ambiente, o atendimento e a qualidade dos pratos é destacável. Com o mundo de opções que temos em São Paulo, como o tradicional Famiglia Mancini (que eu adoro), não afirmo que seja a melhor massa de São Paulo – mesmo porque sou apenas uma curiosa que ama comer bem – mas acho que vale a experiência. Para quem quiser apenas provar e “sentir”o ambiente, eles têm um cardápio especial para o bar com entradas e coquetéis bem legais, como eu mencionei acima.
Depois das três entradas e do prato principal, pedimos apenas um café para finalizar a experiência – delicioso também. Tenho que mencionar o bom atendimento e a disponibilidade dos funcionários, super bem treinados e escolhidos a dedo para começar o empreendimento no Brasil.
Tenho a sorte de ter o James Italian ao lado do trabalho e com certeza atualizarei esse post com os drinks provados, os pratos e entradas favoritos e as sobremesas – uma grande pendência. A conta veio com o agradecimento a la brasileira e a certeza de que temos mais um lugar de qualidade na cidade.
Jamie’s Italian –Avenida Horácio Lafer, 61
Reservas pelo Site: http://www.jamiesitalian.com.br/