Com uma visibilidade superior a 50 metros, Cozumel surpreende em vários quesitos, começando pela cor da água, um azul que até então nunca tinha visto na vida. A segunda maior barreira de corais do mundo estava em minha lista desde quando comecei a mergulhar há um ano, e quando eu estava ainda no barco, antes de cair na água, tinha estampado na cara um sorriso de um canto ao outro por estar lá. Fui com a expectativa de mergulhar em um dos melhores pontos de mergulho da América Latina, e não me decepcionei. No total são 22 quilômetros de extensão, com recifes de diferentes formas e cores, que servem de casas para moréias, tartarugas, arraias, tubarões e inúmeras espécies marinhas. Fazer um mergulho em Cozumel foi sem dúvidas o ponto forte da minha viagem ao Caribe mexicano, uma experiência que todo mergulhador merece viver.
Quer ver mais inspirações de mergulho? Acesse o site Guia do Mergulho!
Assim que caí na água ganhei as boas vindas de uma arraia, que com a beleza dos seus movimentos leves deixou a mim e aos demais mergulhadores paralisados. Em seguida, tartaruas de todos os tamanhos surgiram pela frente, inúmeros cardumes de diferentes espécies de peixes nadavam tranquilamento do nosso lado, e uma moréia de quase dois metros passou por nós, assim como não quer nada, nadando entre uma toca e a outra. Para deixar o mergulho mais incrível que já fiz ainda melhor, no final do segundo mergulho do dia um tubarão apareceu, deixando todos em êxtase debaixo d’água.
Ida para Cozumel
A van saiu de Cancún na hora marcada, 8h30, da sede da Aquaworld, a maior operadora de esportes aquáticos da Quintana Roo, estado que abriga as localidades de Cancún, Playa del Carmen, Tulum, Chetumal, Cozumel e Isla Mujeres. A viagem entre Cancún e Playa del Carmen dura em média 1h, e de Playa del Carmen entramos no ferry com destino a Cozumel. Portanto, se você não estiver hospedado na ilha, fique tranquilo! É simples sair de Cancún, Playa del Carmen ou Tulum para mergulhar em Cozumel. Fizemos os mergulhos com a At Travel, agência de turismo brasileira baseada em Cancún. Após 40 minutos navegando, chegamos no porto de Cozumel, onde logo nos direcionaram para o barco que nos levou aos dois pontos de mergulho do dia.
Em Cozumel a preservação é levada a sério. Contei mais de 30 embarcações de mergulho, e a atividade se repete todos os dias pela manhã, tarde e noite, e mesmo com a alta demanda de mergulhadores, os corais parecem saudáveis. Os peixes curiosos já estão acostumados com os visitantes e chegam quase a nos tocar. Os 40-50 minutos de mergulho passaram rápido, e a vontade é de ficar por lá durante vários dias.
Entre um mergulho e o outro, enquanto o capitão seguia para o próximo coral, o staff serviu sucos, água, refrigerantes, bolachas e frutas. Uma vez no segundo coral, caímos na água para fazer snorkel enquanto fazíamos a para de segurança entre um mergulho e o outro.
Os dois pontos de mergulho visitados foram: Palancar Garden (28 metros) e Cidaal (17 metros), ambos duraram 45 minutos. Os dois foram ótimos e a visibilidade estava incrível. No geral, vi muitos animais, entre eles um tubarão, uma raia, uma moréia e dezenas de cardumes de peixes. Mergulhar entre os labirintos de corais coloridos também foi uma atração a parte. Agora estou mal-acostumado, e os próximos destinos em mente são: Fernando de Noronha, Bonito, Bahamas, Cuba e Galápagos. Será? Aguardem cenas dos próximos mergulhos… 😉
Serviço
Quem leva?
Quanto custa?
Saindo de Cancún, o tour tem no total 11 horas de duração e custa 180 dólares + 8 dólares de taxa ambiental.
*Mergulhamos em Cozumel em parceria com a At Travel e AquaWorld. Todas as informações do blog são baseadas em nossas experiências nos destinos que visitamos.
Olá, Átila. Obrigada pelo seu maravilhoso relato. Gostaria de tirar umas dúvidas, se você puder me ajudar. Estou indo pra Cancun e gostaria de fazer mergulho em Cozumel. Não sou certificada, só fiz 2 mergulhos de cilindro aqui no brasil, que chamam de batismo. Existem essa possibilidade em Cozumel? E se sim, é melhor deixar para comprar/reservar o passeio estando lá ou já fazer antecipado por algum site aqui no Brasil? Obrigada desde já pela atenção.
Olá Angélica, tudo bem? É possível fazer sim mergulhos de batismo em Cozumel e Cancún, mas eu te indico que seria muito melhor você fazer um curso de mergulho aqui no Brasil, já que está curtindo a prática submersa. Assim você poderá aproveitar melhor os mergulhos em suas viagens. Sobre comprar aqui ou lá, é melhor aqui, com antecedência. Dá uma olhada no site da AT Travel Cancun. 🙂 Bons mergulhos!!