O que fazer em Tulum: 5 dicas essenciais
Fazer uma aula de yoga, alugar uma bike, passar um dia em um beach club e experimentar o melhor da gastronomia mexicana são atividades que farão parte dos seus dias em Tulum, destino mexicano que é tendência quando o assunto é viajar com charme
Quando colocamos os pés em Tulum, pensamos: deveríamos ter vindo direto para cá e ter ficado todos os nossos dias aqui, não era? Tulum é uma Ubud (Bali) com praia caribenha, vibe hippie chique, europeus e americanos nos beach clubs tomando sol, pouca gente no mar, aulas de yoga de um lado e restaurantes disputados de outro. No geral (fomos em junho) Tulum é um lugar tranquilo, ideal para ser desbravado de bike, a pé e com calma. Neste post selecionamos 5 dicas essenciais de o que fazer em Tulum que farão a diferença na sua viagem por esse pedaço de paraíso mexicano – dicas além das básicas, como fazer um tour pelas Ruínas ou mergulhar de snorkel em um dos Cenotes.
1 – aproveitar o dia em um beach club
Em Tulum, é comum que os hotéis mais famosos sejam donos dos melhores beach clubs, mas como as diárias nem sempre são convidativas, você poderá usá-los mesmo sem ser hóspede – basta pagar um day use, geralmente negociado na chegada ao local. Tivemos essa experiência no Amansala Eco Chic Resort, um dos lugares mais bacanudos de Tulum. Pagamos apenas a consumação do restaurante (almoço + bebidas) que deu em média 100 dólares. Além do Amansala, o Azulik Tulum, que é um dos hotéis mais desejados no destino, também oferece day use – aberto das 9h às 21h30 – dependendo da temporada, com consumo mínimo de 80 dólares.
2 – Jantar no Hartwood Tulum
Anotem esse nome: Hartwood. E, se puder, reserve a sua mesa semanas antes da sua viagem. Foi, sem dúvidas, a nossa melhor experiência – e original – gastronômica na Riviera Maya. Os pratos são frescos, com ingredientes comprados diariamente em feiras e mercados da Península de Yucatán – isso significa que o menu não é fixo, e eles montam os pratos com o que conseguem trazer para a cozinha. O indicado por lá é começar pelos drinques, pedir entrada e depois seguir para o prato principal e sobremesa. O Hartwood abre das 18h às 23h de quarta-feira a domingo. Para reservas, envie um email para [email protected] em espanhol ou inglês.
3 -Se hospedar em um bangalô ou em um camp de charme
Podemos falar que as opções de hospedagem em Tulum são uma atração a parte. Hotéis designs construídos com materiais da região concorrem com hotéis de concreto e vidro no esquema pé na areia. É comum encontrar nos hotéis de Tulum beach clubs, espaços para aulas de yoga e cinema ao ar livre. Selecionamos aqui algumas opções que achamos interessantes:
O Playa Canek Boutique Eco Hotel só passamos pela frente e tinha uma vibe legal, simples mas legal. O bom do Canek é o preço! Um dos nossos queridinhos em Tulum é o Amansala, se a diária for cara para o seu budget, vá ao menos aproveitar o day use do beach club – foi o que nós fizemos. A comida é incrível, assim como as aulas de yoga. Membro da rede Design Hotels, o Papaya Playa Project tem um restaurante legal, uma praia bonita e um café da manhã farto. É um hotel boutique design de destaque na região, mas na nossa opinião as fotos são muito mais bonitas que uma vez lá. Para nós, o Azulik é o mais incrível de todos (e um dos mais carostambém). Os bangalôs são um charme, a praia é incrível (tem até praia privada de nudismo), os serviços de SPA são uns dos mais comentados e as diárias são concorridas. Não conhecemos o Mi Amor a Colibri Boutique Hotel, mas está com ótima classificação no Booking e aparentemente é daqueles hotéis que não deixa nada a desejar aos perfis mais exigentes. Bonito, elegante e pé na areia.
4 – Fazer uma aula de yoga em Tulum
Estar em Tulum me lembrou os meus dias em Ubud, na Indonésia. As opções de hospedagem são rústicas, os restaurantes naturais e saudáveis – em sua maioria, e havia sempre alguém com um yoga mat em meu caminho. É um destino para comer e beber bem, relaxar numa praia com águas azuis e quentes e se cuidar. É fácil achar uma aula de yoga. Tivemos uma experiência no Amansala Eco Chic Resort, no mesmo dia em que passamos o dia relaxando no beach club deles. O Amansala é famosinho pelas aulas de yoga e pelos seus retiros e terapias alternativas.
5 – Alugar uma bike
Tulum é um destino ideal para ser explorado de bike, mesmo não havendo ciclovias e sendo uma aventura dividir a pequena e única estrada com os carros. Em quase todos os hotéis há bikes para alugar, e caso o seu não tenha, basta dar um pulo no hotel ao lado que você encontrará. Além de prático, é a forma mais barata para se locomover. Se estiver disposição para conhecer os atrativos da região sobre duas rodas, não esqueça de alugar uma lanterna de cabeça – já que não há postes com energia elétrica e volta no escuro não seria uma opção.
Animou? Leia aqui todos os posts da nossa viagem pelo México!
*Viajamos pela Riviera Maya com a At Travel, agência local de uma brasileira que vive por lá e conhece cada pedacinho da região.