Patagônia: Cinco cidades incríveis para você conhecer

patagonia

Patagônia: Cinco cidades incríveis para você conhecer

Glaciares, avistamento de baleias, colônias de pinguins, hotéis confortáveis e charmosos formam o combo da aventura perfeita na Patagônia

Na parte mais austral da América do Sul a natureza é selvagem. São numerosos glaciares e montanhas que parecem não terem fim. O vento é frio. Guanacos, pumas e outras espécies de vida animal vivem por lá, e as águas são habitadas por pinguins, elefantes marinhos e baleias. Os bosques dos parques nacionais são de filme, as pessoas são muito receptivas e o lugar em si oferece uma energia única. Assim é a Patagônia, um lugar para desconectar do mundo e viver dias imersos na natureza selvagem.

tierra-patagonia

A patagônia está localizada no Sul da Argentina e do Chile. A parte argentina é composta pelas províncias de Neuquén, Chubut, Santa Cruz, Río Negro e Terra do Fogo, já a chilena é composta pelas províncias de Valdívia, Monte Verde, Aysén e Magallanes, incluindo o lado oeste da Terra do Fogo, Cabo de Hornos e a região dos lagos, formada por Llanquilhue, Puerto Montt e Chiloé. No total, são 1.043.076 quilômetros de beleza única e quase intocada, e é de lá que saem os cruzeiros de expedição para o Cabo de Hornos e para a Antártica.

lua de mel no chile

Entre tantas belezas, hoje destacamos 05 lugares incríveis para você conhecer na Patagônia, são eles: El Calafate, Torres del Paine, Puerto Natales, Punta Arenas e Ushuaia.

El Calafate, Santa Cruz, Argentina

El Calafate, que abriga o Parque Nacional Los Glaciares e o glaciar Perito Moreno, é um dos principais destinos da Patagônia argentina. No pequeno centro é possível alugar roupas de frio e sentar em uma das chocolaterias, restaurantes e bares para tomar um vinho ou experimentar das cervejas artesanais da região. Além de visitar a maravilha que é o Perito Moreno, atrações como o Glaciarium e o seu bar de gelo, a navegação pelo Lago Argentino, o trekking no glaciar, a visita as estâncias Cristina, El Galpón e 25 de Mayo, o tour de um dia até o Parque Nacional de Torres del Paine ou até El Chaltén, são algumas das atividades que a cidade dispõe aos visitantes. El Calafate é uma cidadezinha charmosa e com atrativos incríveis para os viajantes que são mais chegados a uma boa aventura na natureza.

patagonia

Como chegar: A cidade tem o seu próprio aeroporto que recebe voos diários de algumas cidades da Argentina e do Chile.  As companhias aéreas que operam para El Calafate são: Aerolíneas Argentinas, LAN e LAD.

patagonia aeroporto

Onde ficar: há hotéis na região central e outros mais afastados da cidade, estes dispõem de transfer gratuito para facilitar os deslocamentos dos hóspedes até o centro. As opções de hospedagem em El Calafate são muitas, dos hostels mais baratos até charmosos hotéis boutique. Destaco o Design Suítes Calafate, fica entre as montanhas e tem uma cara super aconchegante – apenas o conheci por fora. Outras opções que possuem boa reputação e que que valem a pena são: EOLO – Patagonia Spirit, Esplendor El Calafate, Xelena Hotel & Suites, Unique Luxury Patagonia Hotel, Blanca Patagonia Hostería Boutique & Cabañas, Lar Aike, Boutique Hotel La Cantera, Terrazas del Calafate e Tremun Calafate Parque Hotel.

Onde comprar os passeios: Argentina4U.

Torres del Paine, Chile

Costumo falar que Torres del Paine é o meu lugar no mundo. Eleito como a Oitava Maravilha do Mundo em uma votação popular no site Virtual Tourist, o Parque Nacional de Torres del Paine é um dos mais belos do mundo, e é conhecido por ser a meca do trekking no Chile. No começo da temporada, no mês de outubro, milhares de aventureiros chegam ao parque nacional para fazer o famoso trekking W. Dentro e ao redor do parque nacional há vários hotéis, lodges, refúgios e campings, ideais para cada estilo de viagem. Torres del Paine é o lugar para quem busca contato com uma natureza bruta, de paisagens esplêndidas. Para chegar lá, a melhor opção é voar via Santiago do Chile até Punta Arenas e assim seguir via terrestre.

patagonia

Como chegar: Alguns hotéis oferecem transfer de Punta Arenas ou El Calafate, mas também há ônibus saindo de Punta Arenas, Puerto Natales e El Calafate. Geralmente os ônibus param em Cerro Castillo, cidadezinha na fronteira da Argentina com o Chile, e de lá vans levam os turistas até o parque nacional. Já tive a experiência de ir via terrestre desde El Calafate – uma viagem com paisagens incríveis ao longo da Ruta 40 e também via Latam, São Paulo x Santiago do Chile x Punta Arenas.

onde-ficar-na-patagonia

Onde ficar: Ficar hospedado alguns dias dentro do Parque Nacional Torres del Paine é algo que todo viajante que gosta de natureza deveria fazer na vida. A energia do lugar é realmente única. De campings à hotéis de luxo, o parque oferece hospedagem de qualidade para todos os bolsos. A minha melhor opção é o Tierra Patagônia Hotel & Spa – o melhor hotel da minha vida. Junto do Explora Patagônia eles dominam as opções mais luxuosas do destino. Outros hotéis, refúgios e campings que possuem boa reputação no Booking.com: Pampa Lodge, Quincho & Caballos, Hotel Lago Grey, Ecocamp Patagonia, Lodge Paine Grande, Hotel Las Torres Patagonia e o Hostería Pehoe.

tierra-patagonia

Para entrar no Parque Nacional Torres del Paine é preciso pagar uma taxa. Todas as informações você encontrará no site oficial do parque: www.torresdelpaine.com

Puerto Natales, Chile

Um porto, montanhas, várias espécies de aves, ruas pouco movimentadas e vento frio formam a pacata Puerto Natales, uma pequena cidade localizada na região de Magalhães e Antártica Chilena, a 247km de Punta Arenas. A cidade é o ponto de partida para os aventureiros que visitam Torres del Paine. Mas, além de ser uma cidade de passagem, Puerto Natales oferece várias atividades aos seus visitantes, como caminhada nas montanhas, tours de caiaque, navegações por glaciares, avistamento de baleias, pinguins, aves, entre outras.

o-que-fazer-em-puerto-natales

Como chegar: O aeroporto mais próximo é o de Punta Arenas. Há ônibus e vans que fazem o trajeto. De Puerto Natales há opções de ônibus para quase todos os destinos da Patagônia.

o-que-fazer-em-puerto-natales

Onde ficar: me hospedei no charmoso Remota, um dos hotéis mais conhecidos da região. O The Singular Patagonia Hotel é a opção de luxo no destino. Outras opções com boa reputação de hospedagem em Puerto Natales são: Hotel Costaustralis, Kau Lodge, Hotel Altiplanico Puerto Natales e o Hotel Hallef.

Punta Arenas, Chile

A capital da Antártica Chilena é o ponto de partida para os aventureiros que embarcam nos cruzeiros de expedição pela Terra do Fogo e Antártica. A cidade é pequena, mas há o que conhecer, como a Plaza de Armas, a Catedral, os museus, o Mercado Municipal e os ótimos restaurantes especializados em frutos do mar. Fica a dica: almoce nos restaurantes do terceiro andar do Mercado Municipal, sem dúvidas será uma experiência bem original na cidade. Para quem gosta de compras, em Punta Arenas há uma zona franca – ideal para se equipar para o frio.

patagonia

É de Punta Arenas que partem os famosos Cruzeiros Australis, que passam pela Terra do Fogo e Cabo de Hornos. Fiz o trajeto Punta Arenas x Ushuaia, – uma viagem memorável que durou cinco dias.

Como chegar: Punta Arenas possui o seu próprio aeroporto, já que é uma das principais cidades da Patagônia. Há voos diários vindos de Santiago, Puerto Montt e Rio Gallegos. As companhias que operam são: LAN, Aerovías DAP, American Airlines, Qantas, SKY e Avianca.

Onde ficar: Punta Arenas é uma cidade base para quem chega ou sai da Patagônia, e por isso os hotéis não são uma experiência em si, como em Torres del Paine e Puerto Natales, mas há ótimas opções de hospedagem, como os hotéis: Hotel Cabo de Hornos, Hotel Rey Don Felipe, Apart Hotel Quillango, Hotel Isla Rey Jorge, Hotel Dreams del Estrecho e Hostal Shangri La.

Ushuaia, Argentina

A última cidade da Argentina, capital da Terra do Fogo, é também um ponto de partida para os aventureiros que pretendem conhecer a Antártica. Por lá é possível esquiar, fazer passeios de barco pelo Canal de Beagle, conhecer a Ilha dos Lobos Marinhos, o Farol de Les Eclaireurs e dar uma volta no trem do Fim do Mundo, que está dentro do Parque Nacional Terra do Fogo. Se tiver grana sobrando, vale o passeio de helicóptero ou bimotor pela região.

patagonia

Como chegar: Ushuaia tem o seu próprio aeroporto, no qual recebe voos da LAN e da Aerolíneas Argentinas vindo de Buenos Aires e outras cidades da região. O aeroporto é pequeno, mas há restaurantes, lojas de souvenir e vários caixas eletrônicos de diversos bancos.

patagonia

Onde ficar: Se você prefere movimentação, o centro da cidade é o seu lugar – além de bares e restaurantes, há muitas lojas. Agora, se você vai na vibe de descansar, relaxar e renovar as energias, indico hotéis mais afastados, como o Las Hayas Resort Hotel. Separamos também outras opções de onde ficar em Ushuaia, como os hotéis: Arakur Ushuaia, Los Cauquenes Resort & Spa, Lennox Ushuaia, Cilene del Faro Suites & Spa, Hotel Villa Brescia e Posada del Fin del Mundo.

Total
0
Shares
Comments 3
  1. Meninos, esse post veio suuuper a calhar. Estou com viagem marcada exatamente para esses lugar pro fim de setembro. Já vou anotar as dicas. Gracias!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Onde ficar no Atacama: Tierra Atacama Hotel & Spa
onde-ficar-atacama

Onde ficar no Atacama: Tierra Atacama Hotel & Spa

Onde ficar no Atacama: Tierra Atacama Hotel & Spa Paisagens surrealistas

Próximo
O que fazer em Cunha: roteiro para um fim de semana
o que fazer em cunha

O que fazer em Cunha: roteiro para um fim de semana

O que fazer em Cunha: roteiro para um fim de semana Personalidade

Leia também