Visto para a Argentina: saiba como tirar!
Pensando em se aventurar em terras Argentinas, seja para estudar, trabalhar ou simplemeste dar uma de bon vivant por lá? O visto de residência permanente permite que você estude e trabalhe no país por 2 anos. Não sabia disso? Saiba como tirar o visto para a Argentina nesse post, onde explicamos passo a passo:
1- Organize todos os documentos solicitados no site do Consulado da Argentina:
– Passaporte original com validade mínima de 02 (dois) anos.
– 02 cópias autenticadas das três primeiras páginas do passaporte.
– Certidão de nascimento original ou atualizada – pessoal, sugiro que vocês peçam a certidão de nascimento atualizada no cartório que vocês nasceram, porque ela servirá para pedir o DNI argentino quando você chegar lá. É melhor sempre ter a certidão velhinha e original guardadinha no baú 😉 .
– 02 (duas) cópias autenticadas da certidão de nascimento.
– Certidão de casamento original ou atualizada (uma via para cada cônjuge; a apresentação da certidão de casamento não exime a apresentação da certidão de nascimento).
– 02 cópias autenticadas da certidão de casamento. Se você não é casado, não é necessário 😉
– 02 cópias autenticadas do documento de identidade (RG).
– 02 vias do certificado de antecedentes penais emitido pela Polícia Federal Brasileira com firma reconhecida em cartório ou com a validação da internet quando solicitado pela internet no site www.dpf.gov.br (não serão aceitos antecedentes penais emitidos pela Polícia Civil, Governo do Estado de São Paulo nem PoupaTempo).
04 fotos 4X4, de frente, sem data, sem óculos, ½ busto, fundo branco, colorida.
2- Autenticar as cópias
Depois de ter todos os documentos juntinhos e organizados, vá ao cartório e faça a cópia autenticada de todas as cópias dos documentos da listinha acima.
3- Legalização dos documentos – MRE
Tudo autenticado e organizado? Hora de enviar tudo para o Ministério de Relações Exteriores – o MRE.
Há escritórios em algumas capitais do Brasil além de Brasília e em São Paulo: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis e Porto Alegre. Fique atenta, porque você só poderá mandar os seus documentos para o MRE em Sampa se os seus documentos forem desse estado (certidão de nascimento, RG, etc) por exemplo.
Só é possível enviar essa documentação por correio e o prazo para devolução é de 20 dias (se você mandar para Brasília) e 15 dias (se você mandar para São Paulo), por isso, nem adianta ter pressa. Antes de enviar os documentos, entre no site: http://bit.ly/mreargentina e preencha um formulário no qual você vai especificar quais documentos está enviando, a quantidade e que a legalização dos documentos deve ser feita pelo acordo Brasil-Argentina. Depois é só ir nos correios, botar tudo no envelope, incluindo um envelope selado para que eles retornem os documentos!
4- Marcando a entrevista
Hora de marcar a entrevista no consulado. Mande um e-mail para: [email protected] com o seu nome, sobrenome número de passaporte, nacionalidade e qual o visto você vai solicitar para marcar. Durante 3 meses mandei emails e sempre tinham horários disponíveis na mesma semana. Na semana que eu precisei, tive que esperar 20 dias, portanto, marque com antecedência, sempre tendo em conta os prazos para legalização da documentação.
Dica esperta: tente marcar a entrevista sempre às 9:00, o primeiro horário deles, já que depois das 10:00 o consulado bombou e isso pode deixar o processo mais lento e vi muita gente reclamando da demora no atendimento.
5- O consulado
Chegou o dia! O Consulado está na Avenida Paulista, nº 2313, pertinho do metrô Consolação, no 1º andar. Chegando no consulado, passe para a segunda sala e fale diretamente com algum funcionário que estiver nas janelinhas. Ele vai te pedir a documentação, conferir tudo e pedir para você aguardar. Depois de um tempinho (esperei 20 minutos), eles te chamarão para assinar dois documentos e pegar as digitais.
Depois disso, é esperar a entrevista com o cônsul. No meu caso, esperei só 20 minutos. Fui levada para uma sala, onde ele revisou todos os meus documentos, perguntou a razão da minha mudança, fez até algumas brincadeiras, muito simpático. Depois que ele terminou as perguntas, explicou os próximos passos: pagar a taxa de $200 dólares para a emissão do visto (em reais) no Banco de la Nación Argentina, que está no andar térreo e com isso pago, retornar ao consulado. Além disso, aquele formulário no qual eu inseri as minhas digitais é o formulário que, juntamente com a minha certidão de nascimento, servirá para dar entrada ao meu DNI quando chegar a Buenos Aires. Dica: o prazo para marcar a data e horário para solicitar o DNI uma vez que você chegue em Buenos Aires é de 90 dias, por isso, recomendo chegar lá e no primeiro dia dar uma ligadinha para a policia e marcar.
Paguei a taxa, voltei para o consulado e entreguei o recibo a um dos funcionários; 40 minutos depois, eles me chamaram e devolveram o passaporte com o visto.
Li e fiquei sabendo que algumas pessoas chegaram a demorar 7 horas para todo o processo porque esperaram o passaporte já com o visto. No caso de uma amiga minha, ela foi entrevistada de manhã e pediram para ela buscar o passaporte pela tarde. Como tudo, cada caso é um caso e ainda mais falando de vistos, não é?
Veja nossos posts da Argentina!
—————————-
- Siga o Vou Contigo no Twitter: @Voucontigo
- Curta nossa fan page: Www.Facebook.Com/Voucontigo
- Siga nossas viagens também pelo: instagram.com/voucontigo
Delivery Vou Contigo – Receba nossas notícias no seu e-mail.
ola…estava lendo e gostei mtu do seu post..mas tenho uma duvida.
esta falando sobre certidao de casamento mas eu nao sou casado como eu faco?
abraco
Andre
André, que bom que você gostou! Eu também não sou casada. Tudo o que você tem que fazer é apresentar somente a certidão de nascimento. Boa sorte!
ahhh agora ficou mais claro 🙂 mtu obrigado, nos vemos na argentina, estou querendo ir pra cordoba! bj
Estamos no meio de uma viagem pela Ásia, Andre, já não moramos lá. Boa sorte na sua nova fase 🙂
Boa tarde, Ludmy!
Post muito bom e bem detalhado. Parabéns. ^^
Mas gostaria de tirar uma dúvida (se possível)…
Eu tenho muita vontade de morar na Argentina por vários motivos, incluindo educação (que convenhamos, é melhor que aqui). Você acha que na entrevista com o cônsul, se eu disser essas coisas, meio que exaltando a Argentina (não que seja o caso, mas pode soar assim), ele pode me negar o visto?
Agradeço desde já. 😀
Oi Jessica, obrigada! 🙂 O meu visto foi de trabalho e eu já tinha uma carta da empresa na qual eu fui trabalhar, por isso foi tudo muito traquilo. O cônsul me pareceu um homem jovem e que entende o fato de você querer estudar na Argentina e gostar do país, portanto, vá tranquila! um beijo e boa sorte!
Adorei suas dicas. Eu estou pretendendo ir morar em Catamarca, no norte da Argentina. Gostaria que você tirasse uma duvida, é na polícia que eu peço o Dni? Ouvi dizer que é mais barato fazer o visto por lá. O que vc recomenda?
EU não sei como se faz o visto lá. Eu sempre recomendo tirar o visto aqui. O DNI se pede lá, com o papelzinho que o consulado daqui te dará após a aprovação do visto. Boa sorte!
Olá Ludmy!
Querida, amei seu post e suas dicas! Sou casada, tenho uma filha e dois cachorros. Nós estamos pensando em morar na argentina. Em puerto iguazu (fronteira com o Brasil). Onde nós moramos atualmente, em Recife, existe um escritório da Argentina. Minha dúvida é a seguinte: Como somos casados, a certidão de nascimento já não existe mais (pois o cartório fica) A minha ainda dá para resgatar, mas o do meu esposo, o cartório dele pegou fogo, então não existe mais nenhum registro dele. Como proceder diante disso, outra dúvida, como fazer com os nossos dois cachorros? você saberia alguma informação que pudesse me ajudar? Querida mais uma vez agradeço a você de coração! Fica com Deus.
Olá Ludmy
No caso para conseguir este visto,eu preciso estar no Brasil?
É possível iniciar este procedimento já estando na Argentina?
Luís, como eu consegui do Brasil infelizmente não sei se é possível solicitar da Argentina. Sugiro que você ligue no consulado 🙂
olaa boa tarde me chamo rodrigo gentil
estou tentando ir pra argentina
e estou meio confuso pois quero ir pra ficar
sera q preciso de passaporte e de visto
ou nao preciso de passaporte apenas de visto permanente
Oi Rodrigo, eu primeiro iria e depois pensaria no visto 🙂 Fui com o visto porque já fui com um trabalho e contrato em uma empresa argentina. Boa sorte!
Muito obrigado pelo texto, me ajudou muuuuuuuuuuuito <3