O Festival Gastronômico da Rota da Baleia Franca é um dos eventos que integram o Festival Nacional da Baleia Franca, no sul de Santa Catarina
O Festival Gastronômico da Rota da Baleira Franca tem como objetivo integrar o turismo e a cultura local através de produções gastronômicas elaboradas por chefs da região. Até o dia 08 de outubro é possível experimentar, por apenas R$ 39,90, pratos elaborados exclusivamente para o festival.
>> Veja o nosso mini-guia da Rota da Baleia Franca lá no Guia do Mergulho
No total, são 35 estabelecimentos participantes, clique aqui e conheçam todos. Dos que tivemos a oportunidade de visitar e experimentar, destacamos:
Parador Garopaba
O prato deles no festival é o “Linguado à brasileira”, um linguado grelhado com molho brasileiro, banana cozida na casca, companha salada funcional com sementes e pirão.
Quando? Quartas e quintas-feiras no jantar e de sexta a domingo no almoço e jantar.
Endereço? Avenida dos Pescadores, 295, Beira Mar, Garopaba – SC
Ygarapaba
O prato do festival no festival é o “Divina Emoções de Sabores”, que é um filé ao aolho poró acompanhado de purê de mandioca, pesto ao toque de pimenta e pastel 4 queijos. Para sobremesa, uma torta de banana flambada na cachaça de butiá com creme de leite condensado e ganache.
Quando? Segunda a sábado no horário do almoço.
Endereço: Rua João Orestes de Araújo, 1041, Centro, Garopaba – SC
Zanoni
O prato do festival é o “Salmão do Engenho”. Para nós, um dos pratos mais marcante da viagem! Salmão grelhado com shitake flambado na cachaça e queijo cremoso. Acompanha arroz, salada e farofa funcional.
Quando? Quinta a domingo no jantar e as sextas e sábados no almoço e jantar.
Endereço? SC-434, 2391, Palhocinha, Garopaba – SC
Casarão Restaurante
O prato do festival é o “Peixe à moda Açoriana”, outro destaque da viagem. Por lá se come bem e olhando para o mar, se der sorte, ainda verá alguma baleia. O prato é um peixe grelhado empanado na farinha de mandioca servido com purê de aipim e chips de batata doce. Imperdível!
Quando? De quinta a terça, das 12h às 16h.
Endereço: Estrada Geral do Rosa, s/n, Praia do Rosa, SC
Zequinha Restaurante
O prato do Zequinha é o “Salmão Ibira”, um salmão grelhado ao molho Ibira e farofa de banana. Acompanha buffet de arroz, pirão de peixe, feijão, farofa, batata sauté, frutas e saladas em geral.
Quando? De sexta a domingo no almoço e jantar.
Endereço: Av. Jovino Tomé Marques, s/n, Barra de Ibiraquera, SC
Geraldo Restaurante
O prato do Geraldo, o melhor de todos os restaurantes que visite na viagem, é a “Tainha ao Gravata”, um filé de tainha ao molho de butiá, servido com arroz de ova frita com pirão ao perfume de alfavaca. Se puder, experimente também o camarão no catupiry deles.
Quando? De segunda a sexta das 11h30 às 15h30
Endereço: Rua Vereador Tomé Machado de Souza, s/n, Ponta da Barra
Para beber boas brejas!
Se gosta de cervejas artesanais, não deixem de experimentar a Laguna Craft Beer e a Phare Cervejaria Artesanal, ambas estão participando do festival.
A Laguna está com uma sequência de chopes (4 copos de 300ml) a gosto do cliente. A oferta é válida de quinta a sábado, das 19h às 24h. Eles estão na Avenida João Pinho, 872, Mar Grosso, Laguna. Já a Phare, entrou no festival com um kit de 3 cervejas artesanais de 600ml que poderão ser escolhidas no show room da cervejaria. A oferta é válida de segunda a sexta das 8h às 18h. A Phare está localizada na Rua Job Inácio Furtado, 47, Bairro Palhocinha, Garopaba – SC.
Quem leva? A Casa Verde Receptivo turístico de Santa Catarina foi a empresa responsável pelos nossos dias pela Rota da Baleia Franca. Entre em contato com eles através de chamada ou Whatsapp: (48) 99144-1531, (48) 99623-6858 ou (41) 99570-6917
* O blog Vou Contigo Lifestyle viajou para a Rota da Baleia Franca a convite do Sebrae de Santa Catarina.