Mergulho e conservação: na água com tubarões-de-recife-caribenhos

Mergulho e conservação: na água com tubarões-de-recife-caribenhos

Nassau, Bahamas — No coração do Caribe, Bahamas se consagra como um dos maiores santuários do mundo quando o assunto é a conservação de tubarões, tanto devido à sua rica biodiversidade marinha quanto às políticas de conservação implementadas pelo país. Em 2011, o governo das Bahamas proibiu a pesca comercial de tubarões em suas águas, efetivamente transformando suas 243.000 milhas quadradas (cerca de 630.000 quilômetros quadrados) de água territorial em um santuário de tubarões. Esta decisão foi um grande avanço para a conservação marinha e destacou o compromisso das Bahamas com a proteção de suas espécies marinhas e ecossistemas. 

A proibição da pesca de tubarões e o estabelecimento do santuário ajudam a proteger mais de 40 espécies de tubarões que habitam as águas das Bahamas. Além disso, as políticas de conservação e as práticas sustentáveis de turismo de mergulho contribuem para a saúde dos ecossistemas marinhos e oferecem uma fonte importante de receita por meio do ecoturismo.

O mergulho com tubarões, uma prática que combina adrenalina com educação ambiental, revela-se uma experiência transformadora que desafia percepções e promove a conservação dessas espécies vitais para os ecossistemas oceânicos.

Meu fascínio pelo mundo subaquático começou na infância, assistindo a documentários sobre a vida selvagem. Sonhava com aventuras nos recantos mais remotos do oceano e hoje, já adulto e como mergulhador PADI de nível Rescue Diver, realizei um sonho de longa data, de cair na água e mergulhar ao lado de dezenas de tubarões.

Os meus dias em Nassau foram marcados por dez mergulhos inesquecíveis, dos quais nove foram acompanhados pela majestosa presença de tubarões-de-recife-caribenho (Carcharhinus perezii). Mergulhar em pontos como “Shark Wall” e “The Arena”, é ter a certeza de testemunhar a elegância dos tubarões em águas cuja visibilidade ultrapassa os 50 metros. Essas experiências, guiadas por profissionais da Stuart Coves, não são apenas emocionantes, elas são instrutivas, desmistificando mitos e destacando a necessidade de proteção e conservação.

Após mergulhar em Bridgetown (Barbados), Ilha Grande, Paraty, Abrolhos e Fernando de Noronha, faltava esse super check na minha bucket list. Mergulhar nas Bahamas é uma experiência transformadora. A cada saída para mergulhar, visitávamos dois pontos (assim como os mergulhos no Brasil), porém, em Nassau, não importa o ponto de mergulho, você verá tubarões. Os meus pontos favoritos foram: Shark Wall, The Arena, Shark Wall North e The Runway. Além dos tubarões, que são, para muitos, a grande atração, há também naufrágios, blue holes e recifes vibrantes.

Me tornei mergulhador para estar mais perto da biodiversidade marinha e, como um profissional que viaja para escrever e promover as belezas naturais do nosso planeta, promover a conservação desses ambientes e espécies é algo gratificante. É uma relação de respeito e admiração pela natureza. Ao mergulhar com tubarões, não apenas realizei um sonho, mas também me senti parte integrante de um esforço global da conservação marinha. É uma simbiose perfeita, onde a paixão pelo oceano e o desejo de preservá-lo caminham lado a lado. É nessa interação profunda com o mar e suas criaturas que encontramos a verdadeira essência do mergulho: uma união entre a aventura humana e a proteção do mundo natural.

A conservação dos tubarões é um desafio global que requer ação e compromisso coletivos. Ao proteger esses predadores vitais, estamos investindo na saúde dos nossos oceanos e, por extensão, no futuro do nosso planeta. As iniciativas em andamento são um passo na direção certa, mas ainda há muito a ser feito para garantir que as gerações futuras possam testemunhar a majestade dos tubarões nos vastos azuis dos oceanos do mundo. É uma responsabilidade compartilhada entre governos, organizações e indivíduos. O momento de agir é agora.

Shark Arena

A experiência de mergulho na Shark Arena, oferecida pela Stuart Cove’s Dive Bahamas em Nassau, é uma baita aventura que permite aos participantes ficar cara a cara com uma variedade de espécies de tubarões. Guiados por instrutores experientes, os mergulhadores recebem orientações detalhadas sobre como interagir de forma segura e respeitosa com os tubarões, proporcionando uma experiência memorável e educativa debaixo d’água, onde podem superar medos, ganhar um novo respeito pela vida marinha e criar memórias para a eternidade.

Serviço:

Stuart Cove’s: stuartcove.com
Coral Harbour Rd, Nassau, Bahamas

*Deixo aqui o meu muito obrigado aos grandes parceiros desta viagem: Copa Airlines, Breezes Resort & Spa Bahamas e Stuart Cove’s.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Terra do Fogo: uma expedição pela Rota de Darwin
patagonia

Terra do Fogo: uma expedição pela Rota de Darwin

Terra do Fogo: uma expedição pela Rota de Darwin Em uma jornada épica pelas

Próximo
Yukon Wildlife Preserve: contemplação da vida selvagem no norte do Canadá
yukon wildlife preserve

Yukon Wildlife Preserve: contemplação da vida selvagem no norte do Canadá

Situado a uma curta distância do centro de Whitehorse, capital do Yukon, o Yukon

Leia também