Situado a uma curta distância do centro de Whitehorse, capital de Yukon, o Yukon Wildlife Preserve é um refúgio de vida selvagem que abriga animais que, por razões diversas, foram resgatados e não podem retornar ao seu habitat natural.
Em uma manhã típica de inverno, com o céu azul contrastando com o branco da neve, partimos rumo ao Yukon Wildlife Preserve. À medida que nos distanciávamos do centro de Whitehorse, a transformação da paisagem era palpável, com a neve cobrindo cada centímetro do solo e nos transportando para um mundo que, mesmo sendo um refúgio, a natureza reinava.
O Yukon Wildlife Preserve não é um zoológico convencional, nem um safári temático. O lugar é um santuário para animais que, após serem cuidados e reabilitados, encontraram um lar permanente neste vasto espaço de 700 hectares (um hectare corresponde a 10 mil metros quadrados, o equivalente a um campo de futebol oficial). Entre raposas do Ártico, cuja pelagem branca se confunde com a neve ao redor, bisões que parecem indiferentes ao frio cortante, alces que desaparecem no horizonte, veados e cervos canadenses com seus imponentes chifres, até o raro e belo lince-do-canadá, o refúgio é um microcosmo da biodiversidade norte-canadense.


O que torna o Yukon Wildlife Preserve excepcional é a sensação de estar em meio à natureza selvagem, com animais que se comportam tão naturalmente quanto possível dentro de seus habitats recriados. A experiência é tanto educativa quanto emocionante, oferecendo aos visitantes a chance de se conectar com a vida selvagem de maneira respeitosa e consciente.




Optamos pelo tour guiado, uma decisão que nos permitiu absorver cada detalhe sobre o local e seus habitantes. Nosso guia, um excelente condutor, enriqueceu nossa experiência com histórias fascinantes e curiosidades sobre as espécies que ali residem.
Para aqueles que buscam uma conexão mais íntima com a natureza, ou simplesmente desejam olhar com os próprios olhos a grandiosidade da vida selvagem do norte do Canadá, o Yukon Wildlife Preserve é um lugar obrigatório. A taxa de entrada em 2015 era de 22 dólares canadenses para o tour guiado.
Para mais informações, visite o site oficial em yukonwildlife.ca.
*Átila Ximenes, editor do blog Vou Contigo, viajou para o Canadá a convite do Destination Canada e da Air Canada.